

Impressionismo
O impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX, vivia-se nesse momento a chamada Belle Époque. O nome do movimento é derivado da obra "Impressão: nascer do sol" (1872), de Claude Monet.
Começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então. Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do realismo e/ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

Mary Cassatt
Também pertencente ao estilo impressionista, Mary Stevenson Cassatt nasceu em Allegheny, Estados Unidos, em 23 de maio de 1844. Em viagem à França em 1855, conheceu Degas e Pizarro, pintores que admirava. Em 1866, insatisfeita com os estudos que fizera nos Estados Unidos, decide ir estudar na França, onde viveu grande parte de sua vida. Tornou-se conhecida por pintar retratos de mulheres modernas, de forma brilhante e colorida.